Páginas

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Como cuidar da pele no inverno?

Assim que a temperatura diminui, é preciso aumentar os cuidados com a pele. Com a chegada do inverno, não é incomum ter sintomas como pele ressecada, lábios rachados, cabelos opacos e - em alguns casos - o surgimento de alergias. O frio e a baixa umidade do ar são os principais responsáveis pelos sinais de ressecamento.



A preocupação com a pele no inverno deve ser a mesmo do verão: é importante limpar, proteger e hidratar, sempre. Mas o inverno exige alguns cuidados especiais.

Se no verão é preciso se proteger do sol, no inverno o ar frio é o problema. Ele resseca muito a pele e, por isso, passar um hidratante logo que sair do banho é indispensável (para o rosto, escolha um protetor específico, de preferência sem óleo). E apesar de um banho bem quente ser uma delícia no frio, maneire: a água pelando também ressaca a pele, assim como as esponjas e a espuma em excesso. Por isso, controle a temperatura do chuveiro e use apenas o sabonete. Se mesmo assim sua pele ficar muito seca, passe a usar um gel de banho.

E mesmo no frio, não deixe de usar protetor solar no rosto. O sol de inverno pode ser um pouco mais fraco, mas queima também. Na boca, lembre-se de passar um batom com hidratante e, se precisar, apele para a manteiga de cacau.

Assim, a sua pele vai manter a textura macia e ficar longe de acne e manchas.


sexta-feira, 7 de junho de 2013

A Importância da Limpeza de Pele

A pele é o nosso maior órgão, uma barreira fina e impermeável que protege os raios UV, poluição e mudanças climáticas. Também elimina toxinas, regula a temperatura do corpo e distribui oxigênio e nutrientes. Por isso, cuidar da pele corretamente é fundamental.

A importância da limpeza da pele não se resume à remoção de cravos e espinhas. Ela elimina a sujeira, controla o excesso de oleosidade, afina o extrato córneo, proporciona maior permeabilidade cutânea e retira o acúmulo de células mortas da camada córnea, o que favorece a hidratação e, consequentemente, previne o envelhecimento, além de deixar a pele saudável, com aparência mais jovem e limpa.

As Limpezas de Pele podem ser de dois tipos: superficial e profunda. Superficial é a limpeza de pele feita com sabonetes específicos que deve ser feita diariamente. A profunda é realizada pelo profissional esteticista.



O profissional deve fazer avaliação minuciosa antes de iniciar o procedimento. O maior cuidado com a limpeza de pele no verão é o sol. Após a limpeza de pele, evitar se expor ao sol por 48hs, mesmo com Fator de Proteção Solar (FPS). Após a limpeza de pele usar FPS de 45 a 60 a cada 4h no rosto. Ter o cuidado de escolher o FPS para cada tipo de pele: oleosa, mista, acneica ou sensível. O prazo para a limpeza de pele, também deve obedecer ao tipo de pele: pele acneica a cada 20 dias, pele oleosa 30 dias, peles mistas de 45 a 60 dias.

A pele com ACNE requer maior paciência, persistência e disciplina no tratamento, pois, embora atinja também adultos, seus alvos prediletos são adolescentes, na fase da puberdade e o tratamento depende da forma da acne, sua intensidade e tipo de pele. Após o dermatologista ter diagnosticado o tipo de acne, ele prescreverá o tratamento e, com certeza, entre neste, uma limpeza de pele feita por um(a) esteticista.

Para manter por mais tempo a limpeza de pele que foi feita em cabine de estética, garantindo uma pele bem cuidada, é necessário que, duas vezes ao dia (manhã e noite), sejam reservados alguns minutos para realizar os cuidados básicos de beleza, que são: higienizar, tonificar, hidratar/nutrir e proteger. Além da limpeza de pele caseira, com uso de sabonetes específicos e máscaras faciais dependendo do tipo de pele. O profissional poderá indicar o uso das mesmas.